BRASÍLIA - TAYPÁ

31/03/2012 21:03


 

Desde fevereiro de 2011, quando foi inaugurado o Taypá Sabores del Peru, estou para conhecer o trabalho do chef peruano Marco Espinoza que deixou o famoso restaurante Bardot, em Buenos Aires, para vir assinar o cardápio e comandar o restaurante.
Para fazer isso, juntamos as "poderosas" DJ, CS e TC, além do chef e amigo MC, e fomos até lá. Resultado: além de comermos muito bem, demos boas gargalhadas, proporcionando uma noite super agradável que ainda não tinha acontecido neste 2012!
Para aguardar os amigos pedimos, obviamente, um Pisco Sour para acompanhar o couvert da casa, que é muito simples. mas correto.


Para começar pedimos ceviches, que é um prato clássico da culinária peruana e que nada mais é do que um pescado fresco marinado em suco de limão ou outro suco cítrico, cebola roxa, coentro e aji (pimenta), além do "Leche de Trige", que é o suco proveniente da marinada e seus ingredientes (Leite por ser branco e Tigre por dar força e revitalizar o organismo) . O ceviche é uma mistura de cor, qualidade, sabor, aromas e textura - e assim estavam os Ceviches Taypá que nos serviram: Clássico - peixe, Misto - peixe, polvo, lula, camarão e pimenta amarela, e o deCamarones a la Parmesana - camarões banhados com molho parmegiana, tomates secos, alcaparras e mandiocas fritas) - ótimo começo!


Pedimos, também Tiraditos, que são os primos dos ceviches e são considerados o sashimi da culinária peruana ..... servidos um combo com os seguintes tiraditos: Limeño - simples no leite de tigre, Oriental - de atum e polvo e o Fashion - salmão, camarão com pesto, molho picante e batata doce. Igualmente saborosíssimo ....

 
E mais uma porção adicional dos milhos (cancha) ....
 
 
Para pratos principais, escolhemos: Ravioles de Cordero (massa caseira recheada de cordeiro marinado com molho escuro e aspargos doces) foi a minha escolha e estava muito boa ....


DJ partiu para um Pescado al Azafrán (peixe grelhado em molho de rocoto, camarões e açafrão servido com croquetes de mandiocas recheadas de queijo Gruyère) - apresentação e gosto impecáveis!


E CS, T e MC, pediram Atun Nikkei (atum grelhado em crosta de gergelim servido com purê de gengibre, tempura de legumes ao molho de ostras e rapadura). Haja criatividade, mas com um sabor inigualável!


Ufa!!! De sobremesa pedimos duas com cinco colheres: Mousse Chirmoya (com molho de laranja e suspiro) e Tiramisu de Lúcuma (o próprio e gelatina de café). Foi o que menos gostei no festival peruano .....
 
 
 
Valeu pessoal ... desopilei o meu fígado, comi muito bem, encarnei bastante nas amigas, noite excelente (não fiquem amostradas!)
 
                                       Vale a pena visitar ...