GRANDES COZINHEIROS (2) - MAESTRO MARTINO

22/01/2014 15:39

Martino de Rossi ou Martino de Rubeis, ou MAESTRO MARTINO,  foi um culinarista italiano do século 15. Nasceu por volta de 1430, em Torre, no Ducado de Milão. Sua carreira inicia-se, provavelmente, no norte da Itália, tendo em vista as várias referências como Martino di Como ou Martino di Milano; em função das suas receitas, passou algum tempo em Nápoles, bastante influenciado pela cozinha espanhola e com o manuscrito catalão 'Libre de Sent Sovi' - haja vista a conquista de Nápoles por Alfonso V de Aragão em 1442.

Pode ser considerado o primeiro 'chef-celebridade' do mundo ocidental; segundo os registros, trabalhou no palácio papal ("camerlengo") de Ludovico Trevisan - Cardeal Patriarca da Aquileia; foi reconhecido por seus pares pelos banquetes opulentos e recepções pródigas, o que lhe valeu o título de 'o príncipe dos cozinheiros'.

Em 1465 escreveu o livro 'Liber de Arte Coquinaria', que é considerado um marco na literatura gastronômica italiana e um registro histórico da transição da cozinha medieval para o renascimento. As receitas deste livro foram muito influentes durante o século 15, tanto que Bartolomeo Sacchi (conhecido como il Platina), o filósofo humanista e bibliotecário papal, generosamente incluiu grandes porções de seu texto em seu próprio trabalho sobre arte culinária intitulado 'De Honesta Voluptae et Valetudine' . Na verdade, quase metade do livro de Platina é uma cópia direta da obra de Martino. Em reconhecimento a Martino, Platina declarou: "Ó deuses imortais, que cozinheiro poderiam competir com o meu amigo Martino de Como, em grande medida, a origem do que está escrito aqui?"

 

A primeira menção de uma receita de 'vermicelli' (ou cabelo de anjo) está descrita no livro com a seguinte observação: "podem durar dois a três anos, quando secos ao sol".  

Pouco mais se sabe sobre ele .....

Bibliografia:

·         Ballerini, Luigi , ed. (2005). The Art of Cooking: The First Modern Cookery Book . Traduzido e anotado por Parzen, Jeremy (com cinquenta receitas modernizadas por Barzini, Stefania). University of California Press. ISBN  978-0-520-92831-2 .

·         Riley, Gillian (tradutor) (2005). Maestro Martino: Libro de Arte Coquinaria ( CD-ROM ). Oakland, CA: Octavo . ISBN  1-891788-83-3 .

·         Libro de arte coquinaria (original language text), no endereço: https://www.uni-giessen.de/gloning/tx/martino2.htm

Fonte: Wikipedia