JOANESBURGO - PICCOLO MONDO

22/11/2013 12:30
O restaurante Piccolo Mondo, situado em Sandton/Joburg,  mais precisamente dentro do Hotel Michelangelo, no Nelson Mandela Square, apresenta um ambiente luxuoso, com um serviço impecável - um pouco menos, uma excelente carta de vinhos e uma comida de excelência gastronômica
O Chef Executivo Andrew Atkinson passou pelos Indaba Hotel, Beverly Hills Hotel, em Uhmlanga, além do  Carlton Hotel. Chef tarimbado, apresentada um menu enxuto de muito bom gosto.
O maitre é atencioso, mas os seus pupilos não é que não sejam bons, mas é difícil entender o 'africanês' que eles falam ... tentamos tomar um aperitivo tipo Carpano, mas ele não conhecia! Ficamos então num coquetel de frutas e escolhi um vinho rosé  Morgenster Caruso, um sul africano bastante agradável, para abrir o apetite.
Após o couvert com pães quentinhos, manteigas e pastinha, somos brindados com um bolinho de atum ligeiramente apimentado como 'amuse-bouche'. 
As escolhas para as entradas foram: 
Foie and apple parfait - chicken liver, foie gras and apple, Parma ham, sour cherry compote, ciabatta toast - entrada perfeita para quem gosta de patê, presunto de Parma e torradinhas de ciabatta. Nada de novidades, mas perfeitamente boa!
Chicken Salad - Roast chicken, grilled cos lettuce, white anchovies, parmesan, quail egg, panko crumbs and maple glazed bacon. Normal!
Antes do prato principal um sorbet de limão limpou o paladar ...
E continuamos com:
Lamb Duo - Slow braised lamb shoulder and shank croquette, truffle semolina gnocchi, roast petit pans, savoy cabbage, parsnip purée, crisp onion. Tanto o carneiro cozido à baixa temperatura, como o croquete estavam deliciosos e muito bem acompanhados. Bem acompanhado com uma taça de Merlot Laborie, da KWV, África do Sul, muito jovem para o meu gosto...
Sous Vide Chicken - Slow cooked chicken breast with Pont Neuf potatoes, peanut butter aubergine, carrot purée, turnip, chicken jus. DJ gostou, sem emitir suspiros de felicidade!
Para a sobremesa: Michelangelo Berry Crème Brûlée - Baked crème brûlée on a mixed berry compote. E aí crème brûlée virou um espetáculo de fumaça para agradar a todos os comensais presentes. Nunca tinha visto uma apresentação tão ...., tão ...., 'sui-generis' para o famoso pudim, flan, ou como quiser chama-lo. Após a fumaça baixar, descobrimos que estava boa a sobremesa que escolhemos.
Se você quiser pode reservar a mesa do chef na própria cozinha do hotel - até 10 pessoas, com um menu de 12 cursos.
O Piccolo Mondo é membro do 'Chaine de Rostiesseurs' – a mais antiga sociedade internacional dedicada a restaurantes finos. 
Michelangelo Hotel, Sandton Square, West Street, Sandton, Johannesburg - tel.: 011 282 7463