PUNTA DEL LESTE - ISADORA

22/02/2013 14:55


 

Não conhecia Punta del Leste. A "Saint Tropez" da América do Sul - como rotulam alguns - é uma cidade muito bonita, aconchegante, com belíssimas praias e um padrão de altíssimo nível. Pena que tivemos algumas horas para conhecê-la ....

O Costa Fascinosa "estaciona" ao largo, e através do apoio dos seus barcos os turistas desembarcam para fazer aquilo que desejarem. 
 
Optamos por contratar um tour particular e, de carro, conhecer a cidade. A cidade, fundada em 1829 por Don Francisco Aguillar, dono de uma frota de barcos, tem praias famosas como a Mansa e a Brava, a Baía de Maldonado e de Portezuelo, a Casapueblo, atelier do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró que vende suas obras de arte (bonitas, mas bastante caras).
 

 

 

 
Tinha levado uma listinha de restaurantes "a conferir" - como faço sempre. Mas todos os selecionados ficavam afastados do porto e não teríamos tempo suficiente para curtir a eficiente comida uruguaia.
Optamos, então, pelo Isidora que prometia um festival de frutos do mar para provar as diferentes combinações gastronômicas uruguaias. A variada carta apresentada, o serviço eficiente e atencioso, prometiam um almoço dos deuses. Queria experimentar um peixe comum chamado brótola, que segundo o guia que nos levou para conhecer a cidade, era o mais indicado para conhecer o que há de melhor em Punta.
Já estávamos com fome quando pedimos o couvert com pães e molho sauce tartare ... acompanhamos com uma Stella Artois geladérrima que ficou até o final do almoço contrastando com o calor que estava do lado de fora.
De entrada pedimos dois pratos com camarões - tipo à baiana e à milanesa. Ambos estavam muito bons - ou estávamos com fome? -, bem elaborados e suculentos.

Seguimos com um arroz de camarões e um filé de brótola carregado no queijo e gratinado ao forno. O peixe é magnífico, lembrando o nosso cherne, mas o queijo estragou o prato não só pela quantidade quanto pelo sabor forte que mascarou a sua delicadeza. 

Acredito que se o brótola fosse acompanhado somente com azeite, ou com beurre noir, teria sido excepcional. Me lembrou aqueles gratinados de antigamente ...
De sobremesa escolhemos profiteroles, que HB já tinha comido e gostado muito. Normal!
O restaurante é muito bem montado, oferecendo uma vista maravilhosa, com um serviço educado e eficiente, mas a sua cozinha precisa se modernizar. Me lembrou dos anos 80!
Isidora - Rambla del Puerto esq. 21, Punta del Este, Maldonado, Uruguay