RIO - CADEG

19/08/2013 19:16

Aproveitando a minha estada no Rio fui conhecer o CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara) com o meu filho JPVG.

São cerca de 700 empresas instaladas e podemos dizer que é um meio termo entre a COBAL e o CEASA. Excelente para quem tem comércio ligado à gastronomia, cerimonial de festas, etc, uma vez que os preços são bem mais em conta.

Além da comercialização de produtos no atacado, o CADEG oferece boas opções de diversão, como bares e restaurantes, que tem atraído cada vez mais visitantes.

Começamos pelas lojas de flores pois há muito tempo estava querendo comprar uma oliveira para plantar na minha casa em Pirenópolis. E não é que achei por um preço bem mais barato do que venho encontrando (-85%).

Já fiquei feliz ...  fomos então beber uma cerveja numa das muitas lojas que vendem, por preços ótimos, as louras geladas importadas. Após, demos uma passadinha nas muitas lojas tipo delicatessens e, não resistindo, comprei queijos, embutidos, azeites, etc, etc ....

Então resolvemos comer e começamos pelo Cantinho das Concertinas - uma pequena história do local:

 

Carlos Cadavez chegou ao Brasil nos anos 60, fugindo do exército do seu país - Portugal. Natural da região de Trás-Os-Montes, escolheu o CADEG para preparar os seus almoços aos amigos de plantão. Todos os sábados a comunidade portuguesa tem um ponto de encontro no Cantinho das Concertinas (espécie de acordeão, em Portugal) para saborear as sardinhas com batatas cozidas, ou o bacalhau na chapa, e o saboroso bolinho de bacalhau - campeão de várias avaliações em torno do tema por críticos especializados. Para alegrar tais almoços, grupos típicos são responsáveis pelas canções folclóricas que 'lá tocam'. Para a sobremesa: os famosos doces portugueses! Estando no CADEG, experimente ... os bolinhos que comemos não estavam quentes, mas super saborosos!!!

Queria conhecer o Empório Gourmet Show, mas fecha às 2ª feiras!

Fomos então ao Costelão, também bastante indicado. Aberto em 2011 e aproveitando a nova onda de valorização do CADEG, o restaurante serve, como o próprio nome diz, uma costela profissional - macia, suculenta, muito gostosa; escolhemos para acompanha-la um arroz a carreteiro, batatas portuguesas e farofa de ovos (normais). São destaques também da casa a sua picanha importada, linguiça de cordeiro e camarões VG, oferecendo cebolas ao vinho de entrada. Ficamos somente com a costela - tava de bom tamanho, pois já tínhamos comido os bolinhos de bacalhau aí de cima! Acompanhamentos com uma Imperial...

Bela manhã e bastante diferente. Valeu Joca!

CADEG - Rua Capitão Felix, 110 – Benfica - De segunda a sábado de 01:00 às 17:00 - Domingos e feriados de 01:00 às 14:00