TAHITI - MOOREA

12/08/2013 18:55

Recebo um email da minha 'amiga gourmet' SRY que está de férias em Moorea relatando, em poucas palavras, o excelente jantar que degustou no Restaurante Arii Vahine, do Hilton Hotel Lagoon Resorte Spa.

Mas antes de entrar no jantar propriamente dito, procurarei passar para vocês este paraíso digno de uma visita, apesar de não conhecê-lo.

Moorea (Mo´orea na língua taitiana normalizada - 'lagarto dourado') é uma ilha vulcânica na Polinésia Francesa. Uma lenda explica que um lagarto gigante partiu com a cauda as duas baías (Opunohu e a de Cook ou Paopao). Curiosamente James Cook, em 1777, ancorou na baía de Opunohu e não na de Paopao. Hoje em dia continua é um refúgio de fim-de-semana para os que querem fugir da capital Papeete.

A área total é de 133,5 km², e a altitude máxima é de 1207 m, no Monte Tohiea. A ilha tem um perfil montanhoso, com as vertentes cobertas de plantações de ananás, abacates e toranjas. Além das duas grande baías, tem oito vales que formam uma estrela. Outra lenda diz que a ilha é um polvo e está rodeada por uma lagoa com praias.

Este perfil rochoso e escarpado, presente constantemente a oeste de Taiti, levou a que o escritor norte-americano William Somerset Maugham, no livro The Moon and Sixpence (1919), a descrevesse como uma Montserrat do Pacífico.

Juntamente com Maiao forma a comuna de Moorea-Maiao, com 14.550 habitantes.

O Hilton Moorea Lagoon Resort & Spa está localizado a apenas 15 minutos de carro da vila de Maharepa, onde você pode encontrar uma variedade de lojas, mercearias e cafés.

Diz o site do hotel a respeito do Arii Vahine restaurant: "Contemple as deslumbrantes vistas panorâmicas sobre o mar e saboreie a perfeita combinação da cozinha polinésia e internacional. Delicie-se com os buffets, pratos à la carte e menus temáticos e desfrute da dança polinésia."

A aí é chegada a hora de desfrutar o relato da SRY: "Aqui se serve à francesa, este foi um dos melhores pratos que comi aqui: um filé alto, ao ponto, com foie gras  acompanhado de batatinhas brancas e, eles tem aqui a 'purple potato', batatinha com casca preta e bem vermelha quase preta por dentro, sabor interessante, brócolis , uma delicia. Mando outra foto com o nome na placa."

 

Continuando: "Aqui esta a placa do prato anterior, no Arii Vahini.

Os peixes típicos da ilha são o atum e o Mahi Mahi, e este é um prato com o Mahi Mahi, muito saboroso, acompanhado de batatas, ervilhas tortas. Abraço"

Obrigado pelo post e que você aproveite este lugar que dizem ser 'um amor à primeira vista'.

Hilton Moorea Lagoon Resort & Spa - BP 1005, Moorea 98728, Polinésia Francesa - https://www3.hilton.com/en/hotels/french-polynesia/hilton-moorea-lagoon-resort-and-spa-PPTMLHI/index.html